Curso de Corte e Costura – Graduação Semipresencial Profissionalizante

Se você procura se aprimorar profissionalmente, ou se você está em busca de seu primeiro emprego, o Senac é a melhor opção. No Senac você encontra diversas opções de cursos livres em diferentes áreas de atuação, entre eles o curso de Corte e Costura. Aprenda agora como se inscrever e garantir uma vaga na instituição!

O curso prepara o aluno para a realização de montagem e confecção de peças básicas do vestuário, utilizando técnicas de corte, costura e acabamento com foco na qualidade do produto.

O aluno terá conhecimento da utilização dos maquinários e seus acessórios, irá identificar os tipos de moldes passando pelos processos de risco, corte e montagem da peça básica. Se interessou? Abaixo você encontrará todas as informações necessárias para se inscrever nos cursos tecnológicos e de graduação a distância do SENAC!

Graduação Semipresencial – Inscrição

Para se inscrever no Curso Livre de Técnicas Básicas de Corte Costura é muito simples:

Curso de Corte e Costura


Passo 01. Acesse o site “www.senac.br”, escolha a região do país onde você está localizado, e depois escolha a sua cidade.


Passo 02. Clique na opção “Cursos Livres”, posteriormente em “Curso de Técnicas Básicas de Costura” e verifique se as inscrições estão abertas.


Passo 03. Em caso afirmativo, preencha o formulário com todos os dados solicitados.


Você pode tanto optar por comprar o curso pela internet, como se inscrever para o programa de bolsas. O programa de bolsas tem alguns pré-requisitos, sendo os principais deles:

  • Pertencer a uma família cuja renda per capita seja de até 2 salários mínimos;
  • Não estar fazendo qualquer outro curso na instituição no mesmo período;
  • Não estar participando de nenhum outro processo de seleção de bolsa.

Para obter maiores informações sobre gratuidade nos cursos, você deve selecionar a opção “Bolsas de Estudos” no próprio site.

Como funciona o Curso de Corte e Costura

Nos últimos anos, a costura passou a ser valorizada como uma alternativa real de geração de renda para as famílias e segundo pesquisa da ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil), os nichos que estão em crescimento são:

Curso de Corte e Costura

  • O bordado,
  • A costura;
  • Pequenos consertos.

O mercado de trabalho oferece ao profissional da costura opções de atuação na área industrial, desenvolvimento de produtos, costura sob medida ou pequenos consertos.

Além disso a crescente necessidade de qualificação contribui para a capacitação profissional de pessoas interessadas, por exemplo, em conduzir o próprio negócio de maneira rentável.

O Curso Livre de Técnicas Básicas de Costura irá ensinar os seus alunos sobre:

  • Manuseio de máquinas de costura considerando funcionamento e acessórios;
  • Encaixe, risco e corte de peça conforme as indicações do molde;
  • Costura de peças de acordo com a sequência operacional de montagem;
  • Finalização de peça conforme as técnicas de acabamento;
  • Entre outros.

Os pré-requisitos para fazer este curso são: ter idade mínima de 16 anos e ter pelo menos o ensino fundamental incompleto. Ao todo, a carga horária de estudos é de 60 horas.

Benefícios do Curso de Corte e Costura

Curso de Corte e Costura

O curso de Corte e Costura engloba aulas expositivas, elaboração de projeto e vivência de situações práticas, durante as quais os alunos simulam a rotina profissional. E se você está em busca de reconhecimento no mercado, recolocação profissional, primeiro emprego ou obter maiores informações para se tornar um profissional na área de corte e costura, o Senac é o local ideal.


O Senac é muito reconhecido, com professores altamente qualificados, ótimas instalações, além de equipamentos nos quais os alunos podem colocar em prática tudo aquilo que aprenderam em sala de aula.

Não perca essa oportunidade. Se inscreva agora mesmo e tenha sucesso em sua carreira e crescimento profissional!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *