Consulta CPF – Consulta Completa Serasa Pessoa Física

A consulta CPF agora está mais fácil e menos burocrática de ser feita, podendo ser realizada em poucos segundo no site oficial da Receita Federal. Este é um dos muitos serviços disponibilizados em sua plataforma, criados com o intuito de trazer mais comodidade e praticidade aos cidadãos no momento de resolver algumas pendências.

Manter-se regularizado com a Receita Federal é importantíssimo, e caso ainda não tenha feito a consulta da sua situação cadastral, é interessante realizá-la o quanto antes. Esta é uma ótima forma de evitar problemas com órgão e manter-se sempre informado.

A seguir separamos uma série de informações e dicas relacionadas ao Cadastro de Pessoa Física (CPF). Portanto, continue acompanhando nossos tópicos e aproveita para entender do que se trata o documento, como realizar a consulta e muito mais. Veja!

Consulta Completa Serasa

A consulta do CPF também pode ser feita através do site do Serasa. Lá é possível saber informações mais detalhadas a respeito da sua situação. O serviço permite que o cidadão:

  • Consulte o seu score Serasa;
  • Verifique se o nome está limpo ou sujo;
  • Simule créditos e empréstimos;
  • Consulte saldo da Carteira Digital;
  • Verifique a situação na Receita Federal;
  • Outros diversos serviços.

Sabendo disto, basta seguir o guia explicativo abaixo para realizar a consulta do CPF online no Serasa de maneira rápida e correta. Mas antes, será necessário criar uma conta grátis na plataforma. Entenda como:

Consulta CPF

Pronto! Agora você será redirecionado para a tela de login, bastando apenas informar o seu CPF e a senha escolhida no momento do cadastro.

O que é CPF

CPF é sigla de Cadastro Pessoa Física, este que é um documento de responsabilidade da Receita Federal e obrigatório para todo cidadão brasileiro. Melhor dizendo esta documentação se resume a uma numeração de 11 dígitos, que servirá como identificação dos contribuintes no Imposto de Renda para toda vida, e só pode ser alterado por decisão judicial.

Podemos considerá-lo como um dos documentos mais importante que um cidadão deve ter, pois até para participar de um concurso público, realizar matricula em Universidades, além de outras situações, será necessário informar o número do seu CPF. Deste modo, outra parte conseguirá saber como está a sua situação.

Consulta CPF

É interessante ressaltar que, famílias que tiverem filhos a partir de 12 anos em sua composição, precisarão cadastrar os seus respectivos CPF’s incluí-los na declaração de impostos dos pais. A inscrição do documento pode ser realizada de maneira online, no site da Receita Federal, ou através das agências do:

  • Banco do Brasil;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Correios.

A taxa para emissão do documento não excede o valor de R$ 7,00. Quanto ao site da Receita, o serviço é totalmente gratuito e livre de muitas burocracias, no entanto, apenas pessoas com menos de 25 anos e que tenham título de eleitor em situação regularizada poderão fazer.

Para que serve a consulta CPF?

Graças à tecnologia, hoje qualquer cidadão que tenha acesso a internet pode resolver situações de maneira totalmente online, estas que antes só podiam ser feitas de maneira presencial. O site da Receita Federal é uma plataforma informativa e que dispões vários serviços digitais relacionados ao Cadastro de Pessoa Física, sendo o mais utilizado a consulta CPF.

E para quem ainda não conhecia o serviço, esta consulta serve basicamente para informar ao cidadão como está a situação cadastral do seu documento com relação a Receita Federal, servindo também como uma comprovação.

É interessante reforçar que o comprovante gerado no site da – receita.fazenda.gov.br – não informa dados sobre situação, financeira, econômica ou fiscal do dono do CPF, estando limitada somente a comprovação de situação cadastral do mesmo.

No tópico a seguir ensinaremos como deve ser feito o procedimento da consulta online para que não fique nenhum tipo de dúvida. Portanto, acompanhe atentamente as dicas destacadas no passo a passo.

Como consultar?

Como vimos, a consulta de CPF online deve ser feita através do site oficial da Receita Federal. Não é recomendado fazer este serviço em sites de fontes desconhecidas, afinal, estamos falando de um dos documentos mais importantes do cidadão brasileiro. Sabendo disto, basta seguir os rápidos passos a seguir:

Consulta CPF

  • Acesse – servicos.receita.fazenda.gov.br;
  • Preencha os campos em branco com o número do seu CPF e a data de nascimento;
  • Marque o campo ‘Não sou um robô’ do Captcha;
  • Por fim, clique no botão ‘Consultar’.

Pronto! Ao seguir o passo a passo acima, você terá acesso a tela com seus dados pessoais, seu CPF e a situação que o mesmo se encontra. Lembrando que este documento não substitui o comprovante de inscrição no CPF.

E agora que você compreendeu melhor do que se trata o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e como estar consultando a situação do seu documento de maneira online, esperamos que todas as dúvidas tenham sido sanadas. Mas caso ainda tenha algum questionamento sobre o assunto, basta fazer um comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *